Procuradora do Estado Izabella Maria Medeiros e Araújo Pinto conclui mestrado em Direito pela UFPR

foto1 (3)

A Procuradora do Estado Izabella Maria Medeiros e Araújo Pinto concluiu o mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, com a dissertação “Planejamento sucessório, holding familiar e tributação”, sob a orientação do professor doutor Eroulths Cortiano Junior, Procurador do Estado e ex-presidente da APEP.

Luciana Pedroso Xavier, Izabella Maria Medeiros e Araújo Pinto e Eroulths Cortiano Junior

A defesa da dissertação de mestrado, que aconteceu em formato híbrido, foi feita para a banca formada pelos professores doutores Daniel Bucar, Daniele Chaves Teixeira e  Luciana Pedroso Xavier.  Participaram da apresentação do trabalho a advogada Natália Bitencourt Gasparin e a Procuradora do Estado Cristina Bichels Leitão, ex-presidente da APEP.

A Procuradora do Estado ao justificar a escolha do tema da tese, afirmou que “é cada vez mais frequente a utilização da holding familiar como instrumento de planejamento sucessório. O trabalho se propôs a investigar  como se dá a tributação do ITCMD quando utilizada a holding familiar. Além disso, traz pesquisa comparada nas legislações estaduais que tratam do ITCMD”.

Cristina Bichels Leitão, Izabella Maria Medeiros e Araújo Pinto, Luciana Pedroso Xavier e Eroulths Cortiano Junior

Sobre  Izabella Maria Medeiros e Araújo Pinto  – Procuradora do Estado do Paraná, Chefe da Procuradoria de Sucessões da PGE/PR desde 2018. Membro do Núcleo de Estudos em Direito Civil Constitucional – Grupo Virada de Copérnico. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Associada da APEP.

Leia também