PGE prestigia abertura da IV Conferência Nacional da Mulher Advogada

foto site

A Procuradoria-Geral do Estado prestigiou na manhã de quinta-feira (14.03), na Universidade Positivo, a abertura da IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, promovida pelo Conselho Federal da OAB.

Estiveram no evento o Procurador-Geral Luciano Borges e as Procuradoras do Estado Fabiane Cristina Seniski (Vice-Presidente da APEP) e Camila Kochanowski Simão (Chefe de Gabinete da PGE).

A Procuradora do Estado aposentada Eunice Martins e Scheer interpretou a sergipana Maria Rita Soares de Andrade, uma das pioneiras da advocacia, em uma encenação teatral promovida pelo grupo teatral da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR). Também foram homenageadas a fluminense Myrthes Gomes de Campo (interpretada por Denise Losso), a paranaense Walkyria Naked (por Juliana Andrade) e Esperança Garcia (por Lena Correia). A piauiense Esperança Garcia é considerada pela OAB a primeira advogada brasileira. O texto da performance foi escrito por Cezar Britto, membro honorário vitalício da OAB.

Em sua saudação aos presentes, a presidente da OAB Paraná Marilena Winter elencou conquistas recentes e frisou: “Não há tempo para retrocessos ou temas velhos – como o da submissão da mulher ao homem. Olhemos à nossa volta, para os homens que nos apoiam. Olhemos para sociedades mais igualitárias”, afirmou, sob aplausos. Dentre as lutas que estão em curso, ressaltou: “Lutaremos até que se compreenda o quão injusto é determinar que a advogada substabeleça a procuração, pois o processo não pode parar porque ela vai dar à luz”.

 

Procuradora do Estado aposentada Eunice Martins e Scheer interpretou a sergipana Maria Rita Soares de Andrade, na encenação teatral promovida pelo grupo teatral da CAA-PR

 

Foto da capa site: Procurador-Geral do Estado, Luciano Borges; a Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacóia; o Desembargador Eleitoral do TRE, Julio Jacob; a Procuradora do Estado, Fabiane Seniski; a chefe de Gabinete da PGE, Camila Simão; a Assessora Especial da SEMIPI, Clemilda Santiago Neto e a Chefe da Divisão de Polícia Especializada da Polícia Civil, Luciana de Novaes

Foto de Robson Mafra

Leia também