Luiz Henrique Sormani Barbugiani, Procurador do Estado ingressa na Academia Hispano Brasileña de iencias, Letras y Artes

1 (3)

O Procurador do Estado do Paraná Luiz Henrique Sormani Barbugiani, Diretor de Estudos Jurídicos da APEP,  assumiu a cadeira n° 5, cujo o patrono é Miguel de Cervantes, na Academia Hispano Brasileña de Ciencias, Letras y Artes  (AHBLA), sediada em Minas Gerais, no último dia 21 de abril.

Barbugiani foi escolhido para proferir o discurso de posse em nome dos novos acadêmicos e destacou a importância da integração cultural no âmbito nacional e internacional como instrumento de desenvolvimento das nações.

O Presidente da Academia Hispano Brasileña de Ciencias, Artes y Letras Renato Lisboa destacou que o  acadêmico Luiz Henrique Barbugiani foi uma excelente escolha para ingressar na AHBLA, devido às suas amplas habilidades e contribuições para o campo das artes e letras.

“Barbugiani é um escritor renomado e premiado, com uma vasta experiência em publicações literárias e acadêmicas. Ele possui uma compreensão profunda das culturas e línguas espanholas e portuguesas, e suas obras refletem sua habilidade de unir essas duas culturas em suas escritas”, pontuou.

De acordo com Renato Lisboa, Barbugiani é um grande defensor da educação e do diálogo intercultural. Ele participa frequentemente de eventos e conferências internacionais, promovendo a importância do entendimento mútuo entre culturas diferentes.

 “Sua experiência e paixão pela literatura e pelas artes, combinadas com sua defesa pela educação e pelo diálogo intercultural, fazem dele uma atração valiosa à AHBLA. Sua presença na academia contribuirá significativamente para a promoção da cultura hispano-brasileira, bem como para a troca de ideias e conhecimentos entre acadêmicos de diferentes países e culturas”, destacou. E frisou: “por esses motivos, é justo afirmar que o acadêmico Luiz Henrique Barbugiani foi uma escolha excepcional”.

O Diretor de Estudos Jurídicos da APEP, nestes primeiros meses de 2023, no âmbito das letras, foi agraciado com menção honrosa com uma trova no II Concurso nacional e internacional da UBT, seção Nossa Senhora Aparecida, sediada no Estado do Sergipe e, recentemente, com uma menção especial com um soneto no 2º Concurso Literário da Academia de Letras do Oeste do Paraná.

Em 2022, o Procurador do Estado  publicou o livro de poemas “Elucubrações e Devaneios da Vida em Tempos Imperfeitos e Quase Cinzentos”, com o prefácio do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aposentado Eros Roberto Grau, conciliando a atividade literária e científica, com  estudos nas áreas de Antropologia, Administração, História e Direito.

Solenidade de posse do Procurador do Estado Luiz Henrique Sormani Barbugiani na AHBLA
Procurador do Estado Luiz Henrique Sormani Barbugiani

Leia também