O livro “Elucubrações e Devaneios da Vida em Tempos Imperfeitos e Quase Cinzentos”, do Procurador do Estado do Paraná e Diretor de Estudos Jurídicos da APEP, foi indicado pela Editora Giostri para concorrer ao 65° Prêmio Jabuti na categoria Poesia.
Barbugiani, em atenção à indicação, disse que agradece a confiança da editora em sua obra, publicada no ano passado. “A honra de representá-la em um dos concursos literários mais renomados e importantes do Brasil”, acentua. “Apenas a indicação já é uma grande e inesquecível honraria independente do resultado do concurso literário”, completa.
De acordo com o autor, “os textos foram elaborados em um exercício de humanidade em que as elucubrações e os devaneios refletem e revelam não só o que se encontra indelével em nossa alma, mas o que se entrelaça contidamente em nosso passado, presente e futuro, permeando o espírito de todos nós poetas e seres humanos”.
O prefácio do livro é do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Eros Roberto Grau. Sobre os poemas do Procurador do Estado, ele escreveu: “Neles encontro o horizonte da vida e seus fatores. Mais, a proximidade do futuro e a memória sem limites que há de estar para sempre em nós. Acima de tudo a esperança, ainda que a vida seja matreira. Poemas que me trazem mais, muito mais do que um minutinho de fé. Que me trazem serenidade para sempre”.
A 65ª edição do Prêmio Jabuti tem a curadoria de Hubert Alquéres e da presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sevani Matos, instituição responsável pela realização do prêmio literário.