Diretor da APEP elabora prefácio de obra de Direito Processual publicada em Portugal

29.03.21 - capa site

O Procurador do Estado do Paraná Luiz Henrique Sormani Barbugiani, diretor de Estudos Jurídicos da APEP, juntamente com Diogo Pereira Duarte, doutor em Direito e professor auxiliar da Faculdade de Direito de Lisboa, prefaciou a obra “Direito Civil e Processual Civil Contemporâneo – entre o dogma e a prática”, elaborada pelo professor doutor Hugo Luz dos Santos, membro do Ministério Público português.

O livro, recentemente publicado em Portugal pela Nova Causa Edições Jurídicas, mostra um olhar misto (entre a dogmática e prática) sobre o Direito Civil e Processo Civil Contemporâneo, e analisando-os de ponto de vista essencialmente teórico-prático.

No prefácio, Barbugiani agradece o convite recebido do professor doutor Hugo Luz dos Santos, e comenta que “a forma de pesquisa adotada na Europa com a aglutinação e tratamento conjugado de áreas diversas no âmbito jurídico são exemplos a se admirar na medida em que possibilitam visões complementares da mesma realidade, o que garante, a princípio, uma maior precisão de interpretação da ciência do Direito”.

O diretor da APEP salienta que “o conhecimento vivaz acerca de vários ramos jurídicos por parte do autor é um diferencial para que ele, por meio de exemplos e do desenvolvimento de seu raciocínio prático-acadêmico, proporcione aos seus leitores uma compreensão mais adequada do processo, dado o seu caráter instrumental e integrativo do direito material. Agora resta ao público a quem é destinado esta obra alcançar suas próprias conclusões sobre um tema tão instigante”.

Leia também