O Presidente da APEP Fernando Alcantara Castelo, a Procuradora-Geral do Paraná Leticia Ferreira da Silva, e o Diretor de Estudos Jurídicos da APEP, Luiz Henrique Barbugiani participaram da reunião aberta com a sociedade sobre a instalação de um Tribunal Regional Federal no Paraná. O encontro foi promovido pela OAB Paraná, nesta segunda-feira (26/6).
O encontro, aberto pela presidente da OAB Paraná Marilena Winter, buscou reafirmar a importância da corte, aprovada há dez anos pela Emenda Constitucional 73/2013, que criou quatro novos tribunais regionais federais — no Paraná, na Bahia, no Amazonas e em Minas Gerais.
Além da OAB Paraná, por meio de sua Comissão de Apoio à Criação do Tribunal Regional Federal do Paraná, também promoveram o debate a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), o Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), o Movimento Pró-Paraná, o Instituto Democracia e Liberdade (IDL), e instituições que compõem o G7, grupo de entidades que representam o setor produtivo do estado e que é composto por ACP, Faciap, Faep, Fecomercio, Fetranspar, Fiep e Ocepar.
Ao encerrar os trabalhos, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter agradeceu a luta histórica de todos os que a precederam na condução da seccional. “Mais do que nunca é justo, necessário e oportuno reconhecer quem vem batalhando por essa importante causa. A luta permanece e se reforça. Vamos todos juntos”, propôs, depois de lembrar uma frase de Rui Barbosa em sua Oração aos Moços: “A justiça atrasada não é justiça; senão injustiça qualificada e manifesta”.