Com a aprovação da tese denominada “Arbitragem Coletiva de Direitos Individuais Homogêneos”, a Procuradora do Estado Cristina Bichels Leitão conquistou o título de Doutora pela Universidade Federal do Paraná.
A Procuradora defendeu a tese para a banca composta pelos professores Elton Venturi (presidente), Ana Luiza Barreto de Andrade Fernandes Nery, Eduardo Talamini e Renata Carlos Steiner Reisdorfer.
A tese teve por objetivo demonstrar a viabilidade da arbitragem coletiva de direitos individuais homogêneos no sistema normativo posto. A finalidade foi também elucidar como se pode legitimamente interligar a arbitragem e a tutela coletiva de direitos, com base nos princípios e regras que atualmente estruturam o sistema processual coletivo e arbitral brasileiro.
Cristina Leitão, que foi presidente da APEP, lembra que há cerca de quatro anos ingressou no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Durante o período de participação nas disciplinas do Doutorado, foi auxiliada pelos orientadores, Professores Doutores Elton Venturi e Egon Bockmann Moreira. “Eles me ajudaram a sofisticar meu tema de pesquisa. Em 2020 defini meu objeto de estudo: arbitragem coletiva. Trata-se de temática ainda não muito explorada no Brasil, mas de extrema relevância no cenário atual”, observa a Procuradora.
Para ela, o processo de pesquisa, estudo e escrita foi árduo. “Foram muitos finais de semana e noites de dedicação, mas a minha vontade sempre prevaleceu diante das intempéries. Hoje estou muito satisfeita com o resultado, seja do trabalho escrito, seja da defesa perante a seleta banca de professores, todos renomados nacionalmente”, pontua.
A APEP parabeniza a Doutora Cristina Leitão pela conquista e deseja um caminho de muito sucesso!