Buscando aproximar a gestão de seus associados, o Conselho Deliberativo da ANAPE reuniu-se no dia 28 de janeiro, em Salvador, Bahia, para sua primeira reunião de 2022. O presidente da APEP Fernando Alcantara Castelo e vice-presidente da Regional Sul participou do encontro, organizado pela segunda vice-presidente Cristiane Guimarães e pela Associação dos Procuradores da Bahia – APEB, contou com a presença do presidente Vicente Braga, integrantes da Diretoria e demais presidentes das Associações Estaduais.
O diretor de Assuntos Legislativos, Fabrizio de Lima Pieroni, fez um panorama das pautas que deverão ser enfrentadas ao longo de 2022 e também falou sobre as proposições legislativas de interesses dos Procuradores.
Entre os itens da pauta debatidos pelos presentes estavam a criação de uma dotação orçamentária própria para a Escola Nacional de Advocacia Pública e ajuizamento de ações (ADI) contra leis estaduais que afastam as prerrogativas dos advogados públicos.
Também durante o encontro o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco (APPE), Rodolfo Ferreira Cavalcanti de Albuquerque, falou sobre o IX Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais, que será realizado em Porto de Galinhas nos dias 30, 31 março e 01 de abril de 2022.
O ENPF integra o calendário oficial da ANAPE, caracterizando-se por ser o maior evento nacional relacionado às Procuradorias Fiscais, e congrega advogados públicos, juristas, autoridades e convidados especiais para debater os temas mais relevantes da área.
A próxima reunião do Conselho será realizada em Brasília, no dia 9 de março.